Este artigo vai te entregar o conhecimento necessário sobre o que é a Hepatologia e quando procurar um hepatologista.
Dr Vinicius - Hepatologia

O conhecimento médico tem se expandido muito nas últimas décadas e com isso, torna-se necessário o
aprofundamento em áreas do conhecimento mais específicas e com isso surgiram as especialidades médicas. Hoje, este artigo vai te entregar o conhecimento necessário sobre o que é a Hepatologia e quando procurar um hepatologista.

Médicos hepatologistas, são médicos responsáveis pelo ramo da medicina que estuda da prevenção, o diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o fígado e as vias biliares.

A formação de um hepatologista exige muito tempo e dedicação. Após a conclusão do curso de medicina, é necessário a especialização através de residência médica em medicina interna e gastroenterologia normalmente, como pré-requisito.

Um dado alarmante da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a cada ano, aproximadamente, 500 milhões de pessoas pelo mundo contagiam com algum dos tipos de hepatites virais. Outra epidemia a nível global é a da obesidade e suas doenças associadas, que pode levar a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado e que hoje já figura entre uma das principais causas de cirrose no mundo, junto com a doença hepática provocada pelo álcool ou hepatites virais crônicas.

Mas quando devo procurar um hepatologista?

Alguns sinais que mostram uma maior urgência e necessidade para procurar um médico hepatologista.

• Olhos e peles amarelados;
  • Fraqueza;
  • Inchaço no abdômen ou sem sensação de “água na barriga”;
  • Vômitos com sangue;
  • Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
  • Fezes mais claras.

Reforço o quão importante é não ignorar um sintoma. Quando buscamos por atendimento logo ao perceber os sintomas, as chances para o combate e tratamento da doença são normalmente mais eficazes.

Outras vezes, mesmo na ausência de sintomas, são flagrados alterações nos exames de sangue ou de imagem referentes ao fígado, nos exames de rotina ou quando em investigação motivada por um outro problema de saúde, os mais comuns são as elevações das enzimas hepáticas como AST, ALT (também conhecidas como TGO e TGP), Fosfatase alcalina, GGT e bilirrubinas. Bem como elevação da ferritina ou diminuição da albumina. Também marcadores tumorais elevados como a alfa feto proteína ou o Ca 19.9 e
o achado de nódulos no fígado ou na vesícula biliar.

Principais doenças tratadas na Hepatologia

Já sabemos que o médico hepatologista é responsável pelo fígado e vias biliares, então são inúmeras as doenças que eles podem tratar. Porém, as principais doenças tratadas na Hepatologia, são:

• Esteatose hepática;
  • Hepatites virais, alcoólicas, autoimunes ou medicamentosas;
  • Cirrose;
  • Insuficiência hepática;
  • Câncer de fígado;
  • Hemocromatose;
  • Doença de Wilson;
  • Pólipos ou cálculos na vesícula;
  • Colangite biliar primária;
  • Colangite esclerosante primária.

Se ainda restam dúvidas..

Se ainda restam dúvidas sobre o trabalho de um médico hepatologista ou se você está sentindo alguns dos sintomas descritos acima, não excite de me procurar. Esclarecer dúvidas e procurar tratamento precoce, são sempre a melhor opção.

Importante checar se o médico anunciado como hepatologista tem, de fato, registro frente o conselho de medicina (RQE) para a prática de tal especialidade.

Veja mais informações sobre o trabalho de um médico hepatologista, os exames, os tratamentos para as principais doenças relacionadas a hepatologia, em nossos outros artigos informativos.